top of page

Oficial Blog
BELEZA SAÚDE E BEM ESTAR

01.png

O que são substâncias emolientes, hidratantes e umectantes.

Por mais que pareçam ser sinônimos, os termos emoliente, hidratante e umectante são diferentes pois, possuem funções diferentes.


As substâncias chamadas de emolientes que são utilizadas em tratamentos capilares tem como principal função selar as cutículas e previnir a perda de umidade dos fios. São elas responsáveis por deixar os cabelos com aspecto "desmaiado" ao promover muita maciez e maleabilidade aos fios.

Exemplos: Os óleos derícino, jojoba e girassol, as  manteigas vegetais de karité, babaçu e murumuru.


Já as substâncias hidratantes tem como principal objetivo repor água da fibra capilar por toda extensão. Elas são responsáveis por evitar o ressecamento e surgemento de frizz.

Exemplo: ceramidas, ácido hialurônico.


As substâncias umectantes por sua vez, ajudam a selar a cutícula e criar uma camada de proteção para evitar que a fibra capilar perca água e nutrientes.

Exemplos: glicerina.


Algumas substâncias auxiliam em mais de uma função como por exemplo pantenol e extrato de babosa que auxiliam na hidratação e são também umectantes.


Existem vários produtos no mercado que podem combinar as funções em um tratamento só.


É importante observar os fios para escolher o tratamento necessário e se possível realizar o cronograma capilar de acordo com as necessidades de cada tipo de cabelo.


Fontes:





bottom of page