Cosméticos sustentáveis: busca aumenta durante a pandemia
A pandemia está mudando a maneira como consumimos beleza. Seja na diminuição da quantidade de produtos ou a substituição por opções mais sustentáveis, consumir beleza com consciência vem se tornando o foco de muitos consumidores.
De acordo com pesquisa publicada pela Nielsen, consultoria especializada em análise de mercado, consumir produtos sustentáveis tornou-se prioridade para aproximadamente 32% dos brasileiros no último ano. Marcas que investem em produtos orgânicos, veganos, não testados em animais e feitos com produtos naturais são consideradas como prioridades para um público cada vez maior -- e isso tem se intensificado durante a pandemia da covid-19.
Segundo relatório publicado pela consultoria londrina especializada na análise dos mercados Ecovia Intelligence, o coronavírus está aumentando a demanda por ingredientes naturais da indústria de cuidados pessoais. Para Itamar Chechetto, CEO do Grupo Laces, que contempla os salões Laces and Hair, Aveda Bioma Salon e o e-commerce de beleza sustentável Slow Beauty, o mercado de consumo consciente acelerou o número de adeptos por conta da pandemia. "As pessoas começaram a refletir sobre a natureza, sustentabilidade e formas de se consumir consciente com performance de uma maneira geral", explica.
Quando trazemos essa realidade para a pandemia da covid-19, os e-commerces vem ganhado força, substituindo as lojas físicas mesmo que temporariamente. Prova disso é o próprio Slow Beauty, e-commerce de produtos naturais e orgânicos, que tem trabalhado com tráfego de cerca de 130,000 pessoas por mês, 295% maior do que o período anterior a pandemia."As pessoas estão mais amigáveis com o comércio online e ainda mais com o comércio com propósito, o que leva o Slow a proposta de aumentar o consumo consciente dentro da área de beleza", complementa Itamar.
Ao todo, são mais de 40 marcas no site, que contemplam as categorias de make, cabelos, pele, higiene e bem-estar. "A ideia do Slow Beauty é dar visibilidade e criar distribuição das pequenas marcas para que elas possam ganhar mercado. Nos preocupamos em oferecer um mix que entregue uma experiência completa aos nossos clientes, com várias opções de produtos de beleza e higiene, rituais de bem estar, sempre selecionando marcas que primam por crescimento através de matérias primas naturais ou low chemical, sem deixar conta para o planeta", complementa.
fonte: Revista Glamour